Os meus dois primeiros meses em Portugal

Eu sou o Carles, um rapaz espanhol de 22 anos que veio viver para Darque, Viana do Castelo, Portugal. Após acabar a licenciatura em Psicologia no ano passado, decidi embarcar na aventura de viver noutro país. Descobri este projeto através do CES (Corpo Europeu de Solidariedade), e vim para colaborar com a AJD nas suas atividades pedagógicas e, sobretudo, contribuir no dia a dia das crianças.

Vou estar aqui apenas 4 meses e já passaram 2, ou seja, o projeto vai a meio.

Portugal é um país único, que transmite muita alegria, tranquilidade e felicidade. Embora o clima não seja o meu preferido e o considere uma desvantagem (venho de Barcelona, uma cidade muito ensolarada), há sempre aspetos positivos. É essencial, nestes casos, melhorar a capacidade de adaptação onde se vive. Portanto, considero que melhorei muito a minha capacidade de resiliência, dado que esta é uma qualidade que se desenvolve muito quando se vive no estrangeiro, devido ao longo processo de adaptação que isso requer.

Agora mesmo, à parte do trabalho que faço na AJD, estou a colaborar numa escola em Darque. Tenho a oportunidade de partilhar os meus conhecimentos em Psicologia com uma Psicóloga que trabalha lá. Dedicamo-nos ao máximo para o bem-estar e qualidade de ensino dos/as jovens.

Surpreende-me muito o facto de conseguir comunicar com os portugueses/as sem grande dificuldade. Decorridos dois meses, o meu nível de português não é de especialista, mas consigo comunicar e entender quase tudo, embora seja uma cultura que tende a falar muito rápido.

Esperam-me mais dois meses, e estou ansioso por aproveitar o tempo que me resta aqui em Portugal, visitando os seus únicos e indescritíveis lugares, por falar com a sua população, e por ser feliz aqui.

Obrigado por tudo.


Carles




 

 

Comments