Ola!

Tivemos a oportunidade de fazer "uma formação inicial" no Porto, de 1 a 6 de dezembro, com os voluntários que estão em Portugal, organizada pela Agência Nacional Portuguesa.  A lingua usada foi o inglês, por isso estou muito orgulhosa de mim própria por ter conseguido entender a maioria das coisas, pois há apenas 3 meses mal sabia como me apresentar em inglês.

No início, tive receio de que fosse aborrecido, que estaríamos em dormitórios com várias pessoas, fora da minha zona de conforto .... Imaginei o pior. Mas acabamos por ficar num hotel e graças ao covid (=)) todos tínhamos um quarto e nem sequer precisamos de partilhar, foi confortável.

Foi uma das minhas melhores experiências, repleta de encontros, risos, oportunidades e partilhas. A formação foi muito divertida. Fizemos quebra-gelo para ficarmos mais confortáveis e comunicar melhor uns com os outros. Estávamos separados em 3 grupos, com 20 pessoas cada, os verdes, os laranja e os amarelos (o melhor, claro !). Todos falámos dos nossos projetos, foi muito interessante pois permitiu-nos descobrir os projetos dos outros e havia muitas experiências diferentes. Alguns trabalham com crianças, outros com idosos, outros com natureza e até reciclagem, todos projetos muito interessantes.

Falámos de comunicação, além de ser um dos tópicos de que menos gostei, não gostei da forma de comunicar e em Inglês foi complicado para mim compreender tudo bem.

Uma das coisas de que mais gostei, foi a surpresa que tivemos no sábado à noite, quando fomos todos num barco- restaurante, comemos enquanto passeávamos no Douro, o famoso rio do Porto. Foi uma experiência louca para mim, porque nunca tinha tido a oportunidade de fazer isto antes. Depois saímos todos juntos pelas ruas do Porto, andámos, ouvimos música e estivemos em bares, foi muito bom.

Correu muito bem, o dia de partida foi um pouco triste, mas espero ver novamente algumas das pessoas que conheci.


Léna 


 Com meus novos amigos


Almoço no hotel


Comments