O resto da minha história como voluntária- Louise

 

    Como voluntária em Viana do Castelo na AJD (Associação da Juventude de Deão) durante os últimos 4 meses, as últimas semanas têm sido bastante intensas e enriquecedoras. As minhas tarefas como voluntário tornaram-se mais diversificadas. 

    Às segundas-feiras vou à escola secundária em Lanheses com a Kristina. Preparei 3 sessões de atividades diferentes para uma turma de alunos com cerca de 9 anos de idade. Os temas eram a cozinha e os desenhos animados franceses, género e espaço e ciência. Juntamente com a Kristina, também escrevi, gravei e editei um podcast como parte intégrante da semana da ciência na escola. Às terças-feiras de manhã e às sextas-feiras à tarde, vou com a Lena à escola Carteado Mena e às quartas-feiras de manhã à escola do Monte da Ola onde ajudei a dirigir uma aula de francês e uma aula de inglês e também fiz workshops incluindo um kahoot que criei sobre geografia para uma aula de alunos com necessidades especiais. Às quintas e sextas-feiras à hora do almoço vou à escola Zaida Garcês ou à Escola do Cabedelo onde promovi várias atividades. O resto do tempo estou no escritório da AJD em Deão, onde preparo, ajudo e dirijo actividades com os outros voluntários, como a que tem folhas de Outono e massa de sal. 

    Também criei e animei três workshops com os outros voluntários e a Jerusa, a nossa coordenadora, sobre vários temas tais como a tolerância, o Corpo Europeu de Solidariedade e a agressão e discriminação contra as mulheres. Também estou a ter aulas de português com os outros voluntários. Todas estas actividades muito diversas permitiram-me realizar tarefas interessantes.






    Recentemente, fui com todos os voluntários em Portugal fazer um curso de formação no Porto. A formação, a atmosfera, as condições de alojamento, tudo era excepcional e enriquecedor e realmente inspirador. Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas novas. Fizemos um jantar de cruzeiro num barco no Douro, foi fantástico!




    Nos últimos meses, amigos e familiares meus vieram visitar-me de França, o que me deu a oportunidade de visitar muitos lugares bonitos em Portugal no meu carro. Visitei Braga e o seu templo altaneiro do Bom Jesus, o Porto várias vezes, Lisboa, Aveiro, Nazaré... A minha favorita é realmente a visita ao parque nacional da Peneda-Gerês. Este parque com as suas magníficas paisagens montanhosas, os seus animais (como as vacas que encontramos no meio da estrada), e as suas quedas de água, é para mim o verdadeiro favorito.





Comments