Novidades do meu voluntariado, Louise

 

Sou voluntária durante 6 meses. Cheguei a Viana do Castelo a 23 de agosto 2021. Vivo em Darque, Viana do Castelo, num apartamento partilhado com outros voluntários.



As minhas tarefas desde a minha chegada são variadas.  Tenho tarefas em ligação com as ludotecas de Deão e Santa Leocádia. No fim da escola, depois das 17h30 e várias vezes por semana, supervisiono as crianças e também organizo e participo em atividades para as crianças. Eu organizei uma atividade para me apresentar com recurso a um Bretão típico. 




Eu organizei com a equipa da ludoteca uma breve atividade sobre igualdade e participei numa atividade sobre “respeito”. Fiz também um vídeo sobre as nossas atividades de apresentação nas redes sociais.

 

Tenho tarefas em relação às escolas: Zaida Garcês e Escola do Cabedelo. Das 13h00 às 14h30, às quintas e sextas-feiras, trabalho com a equipa social (Barbara e Sarah) nestas duas escolas com atividades de lazer como pintura, dança, desporto e outras atividades. 

 

Tenho projetos em relação ao colégio Lanheses. De manhã ajudo a professora e organizo atividades relacionadas com as suas aulas e à tarde ajudo os alunos com necessidades especiais com atividades criativas.

Tenho também tarefas relacionadas com a organização de apresentações para um público diversificado. Tenho de preparar uma apresentação sobre a nossa experiência de voluntariado e sobre o funcionamento do Corpo Europeu de Solidariedade com os outros voluntários. Além disso, organizei uma atividade com os outros voluntários sobre tolerância para alunos do ensino secundário e migrantes.  Também estou a aprender português com aulas de duas horas por semana.



Consegui descobrir e desfrutar de muitos lugares em Portugal. Viana do Castelo, claro, com o seu bonito centro da cidade, a sua igreja de Santa Luzia e as suas belas praias, incluindo Cabedelo. Pude também descobrir a cidade do Porto, muito bonita e muito ativa. Também passei um fim-de-semana em Lisboa, dias em Braga, Ponte de Lima, Nazaré, Aveiro, Coimbra....

 Aprecio a cozinha portuguesa, o seu clima e os seus monumentos históricos.




 

Comments