Projeto pessoal



A 27 de Abril comecei o meu projecto pessoal na escola de Darque. O meu projecto consistiu em três aulas com os alunos, nas quais falamos sobre a cultura e os seus vários aspectos. Para "patrocinar" este projecto, falamos com as três turmas do nono ano para perguntar se estavam interessados em participar no mesmo, muitos adolescentes estavam interessados e muitos inscreveram-se.

Na primeira aula falámos sobre o que era a cultura e como ela evoluiu ao longo do tempo. Os alunos estiveram envolvidos, trocaram ideias, considerações e ajudaram-me com a pronúncia de algumas palavras portuguesas. 

A segunda aula era sobre as Sub-culturas. Expliquei os diferentes estudos que analisaram as sub-culturas e mostrei, através de slides, as maiores sub-culturas que caracterizaram o século XX, especialmente no período pós-guerra. Depois propus algumas actividades aos estudantes sobre sub-culturas e amizade.

A terceira e última aula, centrou-se em três actividades nas quais os estudantes tiveram de discutir e comparar temas tais como: experiências, felicidade e liberdade. Foi muito interessante este último dia do projecto, porque os alunos puderam expressar considerações e pensamentos sobre questões importantes e sensíveis para a sua idade (estudantes de 13-14 anos de idade).

Estes três dias de actividades foram muito intensos e instrutivos para mim. Tive contacto directo com os interesses e padrões de pensamento dos estudantes, e devo dizer que muitos deles, por vezes, me surpreenderam com a sua curiosidade sobre o mundo, e com a sua vontade de fazer parte activa da sociedade. Lembro-me de uma rapariga que, quando lhe perguntaram "que tipo de experiência sonharia ter", respondeu que teria adorado ir a Angola e Moçambique durante alguns meses como voluntária. Fiquei muito impressionado com a sua vontade de agir, o seu desejo de ser globalmente activa. Em conclusão, este projecto tem sido muito importante e instrutivo também de um ponto de vista linguístico. Aprendi muitas palavras e ganhei mais confiança ao falar e interagir com o povo português.



Comments