Tudo tem um lado positivo

 Tudo acaba: coisas boas, ruins, difíceis ou fáceis, mas sempre vale a pena.

Nestas últimas semanas de trabalho e do projeto aqui em Portugal tenho continuado a fazer mil atividades e a aprender com elas.
Uma das mais importantes foi o mural que fiz numa das paredes de AJD, feito inteiramente de tampas de garrafas de plástico e rolhas.
O projeto consistia em reciclar essas tampas fixando-as na parede com cimento cola para criar um efeito 3D, de cores vivas e deixar uma marca pessoal associada.
Enquanto trabalhava no projeto, percebi o quão mais significativo e importante ele era do que parecia no início, o quão semelhante era ao caminho do meu trabalho aqui ou em qualquer período da vida de cada um de nós; o projeto começou com uma ideia em uma área na qual eu gostava de trabalhar, mas completamente nova para mim.
E como gosto de arte, viajar é uma das outras das minhas paixões, mas a viagem que fiz para chegar aqui, partindo durante um ano para o estrangeiro, foi um salto no vazio: começou sem saber o que esperar.
A primeira coisa que tive que fazer foi organizar a dinâmica, o design e os materiais.
Mas como todas as coisas, nem tudo sai exatamente como foi planeado: o projeto teve de ser refeito e adaptado à parede, algumas partes não puderam ser feitas inteiramente devido à falta de tampas da cor certa e a dinâmica teve que ser alterada dependendo do espaço e do tempo. ...
Infelizmente sou um perfecionista, mas o meu lado organizado, nos últimos meses, deu lugar ao lado criativo e intuitivo: assim como no muro do jardim, tive que me adaptar a situações que, mesmo bem planeadas, não saíram como o esperado e, às vezes, devido a dificuldades de linguagem, às vezes, porque os planos mudaram e foram comunicados em curto prazo. Acho muito importante ter adquirido essa habilidade de me “desenrascar".
Depois seguem as dificuldades imprevistas: que mudaram as minhas expectativas do trabalho, mas o próprio trabalho. Preparar o cimento e aplicá-lo, o que nunca tinha feito antes, não foi fácil, principalmente antes de conhecer o material e saber como trabalhá-lo ou colocá-lo o suficiente para que as tampas não caíssem no chão. Milhares de outras dificuldades surgiram mas, quanto às que encontrei durante o meu caminho, umas mais difíceis e outras menos, tive que encontrar uma forma de as ultrapassar e, tendo chegado a este ponto, posso dizer que os momentos mais difíceis foram aqueles que me ensinaram e me fizeram crescer.
Outra lição importante foi o trabalho em grupo que ajuda e ao mesmo tempo desafia: mesmo sabendo bem o que queria do meu trabalho, foi difícil repassar para as crianças do campo de férias, por exemplo, que me ajudaram na primeira parte do mural, como foi um desafio trabalhar e conviver com estranhos, com culturas e hábitos diferentes.
Havia também o cansaço, a vontade de desistir porque o caminho parecia não ter fim ou a "raiva" porque o sol estava apontando para ti enquanto as tampinhas caíam no chão ou as crianças não te ouviam, ou por terem perdido tempo útil.
O que aprendi com estas diferentes emoções faz parte de um profundo crescimento pessoal que foi descoberto em diferentes situações e que não pode ser explicado ou ensinado.
Não importa quantas subidas o caminho tenha, aprendi a gostar delas também, porque depois das quedas e subidas sempre me levanto e se a estrada é plana ou em declive não importa, porque se virou para olhar os desafios vencidos tenho sempre um sorriso por aquilo que passei. E agora que cheguei ao final do percurso posso materializar todo o esforço, cansaço e felicidade de uma viagem incrível e inesquecível ou mesmo apenas um mural colorido na parede de um dos meus lugares favoritos.
A lição foi mais do que aprendida: sempre, sempre encontras o lado positivo em todas as situações.



Francesca

13/08/2020






Comments