Que fixe!


Os primeiros dias do projeto foram como o primeiro sinal de amor. O resultado foi: apaixonado. Os dias são preenchidos com surpresas próprias. As atividades da associação estão a ser cercadas pelas belas folhas de outono. Um dia destes, um forte cheiro de Castanhas levou-nos à escola onde tivemos a oportunidade de aprender a cozinhar castanhas e apreciar o dia ensolarado com as crianças. Durante os dias de São Martinho, uma grande pilha de folhas é apanhada castanhas estão a ser colocadas dentro. A pilha é então incendiada para assar as castanhas.
Novembro estava chuvoso, mas não me importei, pois o meu novo amigo e companheiro o guarda-chuva mantinha-me quase seco a maior parte do tempo. O clima ensinou-me a cuidar do meu novo amigo, como abrir o guarda-chuva, em qual altura o segurar e como ajustar o ângulo de acordo com o vento corretamente pela primeira vez, e você nunca se esquece da primeira vez: ) Um daqueles dias chuvosos numa das nossas aulas regulares de quinta-feira de português com nossa adorável professora Sara, ouvimos a história do Rio Lima. Como os romanos, quando chegaram a Viana para a conquistar, chegaram em frente ao rio Lima. Naquela época, havia uma lenda de que quem atravessa o rio perde a memória. Os romanos, com medo, queriam testar essa lenda primeiro. Depois de muito pensar, eles enviaram uma pessoa aleatória a princípio para nadar e chamá-la pelo nome. Depois da pessoa atravessar e brincar um pouco, ele chamou de volta pelo nome. Eles perceberam que era apenas um mito e fugiram para ver quem alcançaria primeiro o outro lado. Mas quem sabe, depois de encontrar este lugar adorável, provavelmente encontraram uma desculpa para ficar em Viana e não voltar. 
O fato de estar tão húmido em novembro nos manteve dentro da Ludoteca, a maiora do tempo, mas sempre que o sol espreitava, não podíamos deixar de correr para comemorar o céu aberto. Enquanto lá dentro, preparamos jogos parecidos com os jogos sem fronteiras, que foram usados numa outra atividade em Viana. O objetivo era simples: primeiro abanar a cabeça com um par de calças na cabeça para demolir uma pilha de latas; segundo, andar por uma passagem, colocando os pés apenas em tijolos removíveis, pois o chão é de lava e, finalmente, derrotar os monstros. Parabéns! Quanto a mim, foi uma boa atividade fortalecer as minhas costas. 
20 de novembro, o dia internacional do pijamatrouxe-nos a possibilidade de nos aconchegarmos juntos. Começamos com pijamas de design animal, tapetes quentes, chá, biscoitos e terminamos com uma festa de música, dança e confete.
Nos últimos dias de novembro, tivemos a oportunidade de interagir com outras associações no 17º Encontro Nacional de Associações de Jovens. Diferentes organizações apresentaram seu trabalho e discussões interessantes sobre o painel estavam em andamento. Os jovens usaram a sua voz para partilhar o que deve ser feito mais e a AJD esteve presente para ouvir e apoiar novas iniciativas.
Sendo o último mês da Natasha no projeto, ela apresentou seu projeto pessoal sobre os imigrantes em Viana. Foi um excelente trabalho, expondo a história dos imigrantes com uma bela obra de arte, expondo as pessoas e os arredores de Viana. Considero o resultado final excelente e ela recebeu os aplausos da Câmara de Viana e o Diretor Regional do IPDJ, norte de Portugal. Acredito que ela tem muito talento e deve continuar a trabalhar no mesmo tópico.
Dezembro foi uma loucura, foi o mêm em que participamos na formação à chegada. Todos ficaram entusiasmados em ir e conhecer outros participantes que são voluntários em Portugal. Isto criou uma boa rede onde podemos nos visitar e conhecer Portugal juntos. O resultado foi absolutamente incrível. Não apenas aprendemos muito sobre a cultura portuguesa e como sobreviver, mas também o que podemos aprender no nosso projeto, as principais competências e o que é educação não formal de uma maneira não formal. Tivemos a sorte de ter dois grupos ao mesmo tempo e visitar Fafe e Guimarães no dia internacional dos voluntários.
Caroça é um traje de junco usado pelos pastores na área rural de Deão para protegê-los da chuva. Tem um valor significativo para a região porque era produzida em Deão. Como parte da preservação das tradições, preparamos oficinas para as crianças da escola. Inicialmente, realizamos uma peça teatral sobre como a caroça é feita, com base na história escrita por uma criança para AJD. Em seguida, demos a eles um desenho diferente, que eles tiveram de recortar e entrelaçar para cada um construir a sua própria Caroça. As crianças ficaram empolgadas com o resultado, pois estavam concentradas o tempo todo. 
Durante as férias, tive a honra de fazer parte da visita à piscina e à escola da natureza. Na piscina, as crianças podiam relaxar e aproveitar o tempo nadando ou brincando em segurança enquanto eu as supervisionava. Na escola natural, aprendemos as plantas e os animais nativos de Viana, do poderoso oceano às montanhas gloriosas, parques naturais e rio calmo. Fiquei impressionado com o rico ecossistema que nos cerca e como a vida é diversificada acima e abaixo do nível do mar. 
Antes de fechar o ano, desfrutamos de um jantar espetacular com todas as partes interessadas da associação. Belos sorrisos de todas as idades criaram uma atmosfera que transmitiam a sensação de estar em casa. Comida tradicional era servida na mesa, com música a ser tocada pelo grupo de cavaquinhos. Uma apresentação mostrou todo o trabalho árduo que foi feito na associação e as novidades que continuam a acontecer. Que o ano novo traga novas aventuras super fantásticas para todos.


     










Comments